CAGED - SEM PREVISÃO DE RETOMADA!!!


No inicio de 2020, mas precisamente no mês de Janeiro foi divulgado pelo Ministério da Economia do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a dispensa dessa obrigatoriedade para migrar para a plataforma do E-Social, porém com a pandemia a situação se agravou, por esse motivo muitos economistas e entidades representativas do setor produtivo enfrentam dificuldades para prever o impacto da crise no mercado de trabalho e no consumo das famílias em planejar ações contra a crise.

Portanto se o Caged ainda estivesse ativo, já seria possível ter uma média dos dados de abril e até de meados de maio, porque as empresas repassavam as informações até o sétimo dia do mês seguinte.


Porém o novo sistema é mais abrangente e complexo e muitas empresas, sobretudo pequenas, tiveram dificuldades para inserir dados.


O governo deu mais prazo de adaptação e, com a pandemia, não tem previsão de retomar a divulgação do cadastro, que traz dados sobre renda, idade e sexo dos trabalhadores, além de porte e distribuição regional dos empregadores.


Lembramos que o Caged funcionou por 54 anos, e já estava incorporado à rotina das empresas, e que as informações também vinculava para o seguro-desemprego, cujos os dados tem sido mascarado pela fila de ao menos 200 mil pedidos à espera do benefício.


Já o parecer da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, diz que não há previsão para a retomada da divulgação do caged, porque muitos ainda estão sem o certificado digital e sem serviços de contabilidade, e ainda com muitos funcionários em home office.

Nenhum comentário:

Postar um comentário